- One Shot | NE 🥃
- Posts
- 007# Suplementos pré-treino multi-ingredientes são superiores ao consumo isolado da cafeína?
007# Suplementos pré-treino multi-ingredientes são superiores ao consumo isolado da cafeína?
cafeína: a rainha dos pré-treinos

Bom dia! Ao iniciar sua jornada, saiba que desafios são como pedras no caminho, mas atente-se para que seu ego não cresça tanto a ponto de tornar-se um obstáculo em si mesmo.
Suplementos pré-treino multi-ingredientes são superiores ao consumo isolado da cafeína?
PRÉ-TREINO
Você é daquelas pessoas que, ao tomar um pré-treino, gostam de ficar pilhadão ou pilhadona igual o mano do GIF acima? Você também já deve ter visto inúmeros tipos de suplementos pré-treino, produzidos por diferentes marcas e com vários ingredientes em diferentes concentrações de ingredientes, certo?
Os pré-treinos multi-ingredientes (MIPs, na abreviação em inglês) fazem muito sucesso no mercado e possuem como agente principal a cafeína, em seguida da beta-alanina. No entanto, comumente são observados em sua composição os BCAAs e vasodilatadores.
Os objetivos principais da maioria dos consumidores é obter a sensação de maior disposição para treinar e aumentar o desempenho nos treinos, seja através do aumento da força ou da resistência muscular.
🌍 Zoom out pelo mercado dos MIPs
Em 2019, um trabalho avaliou a composição dos 100 MIPs mais vendidos no mundo, eles notaram que 86% dos produtos continham cafeína, em uma quantidade média de 247mg por dose.
Outras investigações notaram que muitas marcas fazem a adição de citrulina, nitratos, beta-alanina e taurina na formulação.
Tendo em vista que a cafeína pode causar alguns efeitos adversos quando a dosagem utilizada não for individualizada, tendo a insônia como um dos principais colaterais, os MIPs sem adição de cafeína também tem sido cada vez mais procurados.
MIPs versus cafeína isolada
Quando falamos de MIPs, uma grande limitação ao recomendar o seu uso é o fato de que muitos dos ingredientes não possuem evidências robustas acerca do seu efeito ergogênico, nem estudos que mostrem um efeito sinérgico significante entre eles.
Além disso, existe o fato de que alguns ingredientes presentes em determinados MIPs, como a beta-alanina e a creatina, necessitam de uma suplementação crônica para que o indivíduo desfrute dos benefícios.
A fim de comparar a magnitude dos efeitos da suplementação do MIP em relação à suplementação da cafeína isolada, um trabalho publicado em 2022, na revista Nutrients, avaliou qual das duas abordagens teriam maiores efeitos sobre a performance muscular no supino.
👉 Em geral, não houve diferenças significativas no número de repetições para cada série, mesmo ocorreu em escalas de percepção de esforço.
Uma análise interessante: os autores compararam o preço médio da dose de MIP e da cafeína. Pelas análises, eles viram que com o preço de uma dose de MIP seria possível comprar 10 doses de cafeína em cápsula ou 50 doses na versão em pó. Doidera, né?
🤔O que pode explicar isso?
Uma das hipóteses é a de que os diversos ingredientes presentes nos MIPs poderiam atuar antagonicamente uns com os outros, prejudicando desde a absorção até a forma pelo qual eles exercem seu efeito ergogênico.
Para exemplificar, temos aquela velha dúvida: a cafeína anula ou reduz os efeitos da creatina?
Qual compensa mais no fim das contas?
Ainda não podemos afirmar que os ingredientes dos MIPs tenham capacidade de atuar sinergicamente, e nem que não tenham efeito sinérgico, ou seja… não fede, nem cheira.
Mas… pelo número de ensaios clínicos randomizados apontando para um diferença pouco significativa entre MIPs e o consumo isolado da cafeína na performance muscular, podemos especular que, ao adotar o custo-benefício como um dos critérios, é muito mais interessante suplementar apenas cafeína.
Mas… pelo número de ensaios clínicos randomizados apontando para um diferença pouco significativa entre MIPs e o consumo isolado da cafeína na performance muscular, podemos especular que, avaliando o custo-benefício, é muito mais interessante suplementar apenas cafeína.
✍️ Take home message:
A suplementação de MIPs está sendo amplamente difundida entre praticantes de esportes de diversas modalidades, principalmente na musculação, com o objetivo de aumentar disposição e performance muscular.
Pesquisas buscam comparar o efeito com MIPs sem cafeína, visando a redução da incidência de efeitos colaterais em algumas pessoas (como a ansiedade, taquicardia, insônia…)
Ao acrescentar o critério de custo-benefício na tomada de decisão para comprar um MIP ou apenas cafeína, a última torna-se mais interessante, tendo em vista que ela possui uma corpo de evidência robusto, junto à um custo muito menor (em média, 1 dose de MIP compra 10 doses de cafeína em capsula).
Suplementar cafeína anula os efeitos da creatina?
MERGULHANDO MAIS A FUNDO
Creatina e cafeína são dois dos ergogênicos nutricionais mais utilizados no mundo. Pesquisas que avaliam o consumo crônico de cafeína durante o período de saturação de creatina sugerem que a cafeína pode atenuar o efeito da creatina.
👉 A figura a seguir demonstra os principais mecanismos das duas substâncias e de que forma elas poderiam ser antagônicas, para saber mais detalhadamente, acesse o link.

Nutrient timing: a ciência por trás dessa estratégia
NUTRIÇÃO

(Reprodução | GIF)
Há diversas pessoas que após realizarem o seu treino, recorrem de maneira imediata, a uma suplementação de proteína (como whey protein) ou a uma refeição repleta de proteínas, alegando que tal prática é necessário para aproveitar a famosa “janela anabólica” e para evitar o catabolismo muscular. Quantas vezes, você já não viu alguém terminando treino e correndo para o bebedouro para encher a sua coqueteleira a fim de diluir o whey protein?
Mas será que é assim mesmo? A “janela anabólica” após o treino é tão curta a ponto de necessitar consumir o quantos antes a suplementação com proteína ou realizar uma refeição com fontes de proteína a fim de otimizar o processo de hipertrofia e inibir o catabolismo muscular?
Já foi até alegado que atrasar a ingestão de proteínas por uma questão de minutos após o treino de força pode ter um potencial de comprometer os ganhos musculares. Será que nutriente timing a chave para potencializar seus resultados? Vamos discorrer da questão histórica até o que as evidências atuais trazem à respeito desse tema.
Mas antes, como surgiu essa ideia? 🧐
Há muito tempo atrás essa teoria foi popularizada entre os fisiculturistas, os quais alegavam a necessidade de ingerir determinados nutrientes imediatamente após o treinamento. Esse tema foi incialmente estudado por um pesquisador chamado Dr John Evy, que analisou a resposta bioquímica, endócrina e bioenergética de atletas. A partir dos estudos, o pesquisador apresentou uma ideia de que poderia ter momentos mais propícios para focar em ingerir determinados nutrientes.
Contudo, uma análise mais detalhada das pesquisas revela que essas conclusões estão longe de ser definitivas, e apresentam duas limitações significativas:
Marcadores sanguíneos de curto prazo: muitos dos estudos se concentram apenas em marcadores sanguíneos de curto prazo, os quais frequentemente não se correlacionam com benefícios a longo prazo.
Atletas de endurance: muitas das pesquisas tinham como amostra atletas de elite, os quais não necessariamente representam a média da população.
👉️ Por esses motivos, os resultados encontrados na maior parte das pesquisas que apoiam o timing de nutrientes podem não se aplicar a todos.
Outro ponto nessa temática, é que a popularização do consumo de proteína imediatamente após o treino, teve como base estudos que relataram um maior aumento da síntese de proteína muscular com o consumo de aminoácidos imediatamente após o treino quando comparado a >1h após o treino.
Nutrient timing: o segredo guardado a 7 🔑 ou apenas um mito? 🤔
O músculo fica mais sensível à nutrientes (famosa “janela anabólica”) de 24-48h após o treinamento de força, um período muito maior do que é postulado por alguns estudos da literatura. Além disso, isso vai contra a prática usual de muitos praticante/atletas de força, o qual recorrem a uma proteína de maneira imediata após o treinamento a fim de otimizar a resposta anabólica.
Apesar da importância da síntese de proteína muscular e do fornecimento de nutrientes no processo de recuperação, estudos demonstram que não é necessário realizar a nutrição imediatamente após o treino. É mais vantajoso focar na ingestão total diária de proteínas (1,6 a 2,2 g/kg), assegurando-se de consumir proteínas de alta qualidade em cada refeição.
Uma meta-análise de Schoenfield et al (2013) também corrobora essa conclusão, destacando a prioridade dada à ingestão diária total de proteínas e nutrientes. Dado que, ao atender às suas necessidades diárias totais de proteínas, calorias e outros nutrientes, a janela anabólica se torna menos relevante.
Existem, contudo, duas exceções: atletas de elite e indivíduos que realizam múltiplas sessões de treino ao longo do dia, os quais o nutrient timing talvez possa apresentar alguma relevância.
Portanto, as pesquisas atuais não respaldam a importância do nutrient timing para a maioria das pessoas que simplesmente buscam perder peso, ganhar músculos ou melhorar a saúde.
✍️ Take home message:
Muitos dos estudos que alegavam superioridade com essa estratégia, somente avaliava marcadores agudos, o que não necessariamente representa um desfecho clínico ;
A literatura demonstra que não há necessidade de consumir/ingerir proteínas imediatamente após o treino a fim de otimizar a resposta anabólica;
O importante é atingir as recomendações diárias de proteína e de nutrientes para a obtenção de resultado. A estratégia de nutrient timing talvez possa ser útil para atletas de elite.
Por que o consumo de doce no pós-treino é uma prática tão comum?
MERGULHANDO MAIS A FUNDO
Após o treino, o organismo está com a catpação de glicose mais eficiente, dado que ocorre uma maior ativação do transportadores GLUT-4, aumento da atividade do glicogênio sintase (enzima primordial para a síntese de glicogênio), além disso, uma maior sensibilidade à insulina. Refletindo em uma maior sensibilidade do organismos a captação e utilização de carboidratos.
Quando o exercício termina, o aumento nos transportadores de glicose começa a diminuir e retorna aos níveis basais dentro de 2 horas. Durante esse período, muitos acabam aproveitando esse estado metabólico e consumindo algum alimento fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, como o doce de leite. 😋
Se o indivíduo precisar repor os estoque de glicogênio de maneira rápida, é recomendado com que tenha através da ingestão de CHO de 1,0 a 1,2 g/kg/h iniciada dentro das primeiras 2 horas após o término do exercício, e deve continuar por 4 a 6 horas com alimentações mais frequentes (intervalos de 15 a 30 minutos).
👉️ Vale salientar que não é necessário a utilização de carboidrato de alto índice glicêmico após o treino a fim de repor os estoque de glicogênio de maneira rápida, a menos que o invíduo tenha um treino subsequente. Caso o contrário, não há efeitos adicionais.
Para se aprofundar mais a respeito do nutrient timing, recomendamos a leitura de dois artigos:
Bora mais uma dose?
ASSUNTOS EM ALTA
Recursos ergogênicos para atletas: uma revisão sistemática avaliando sobre quais suplementos apresentam um impacto na perfomance esportiva de mulheres atletas. Apontando qual suplemento teve efeito em determinado desfecho.
Efeito da suplementação, fitoterápicos e exercício física sobre os níveis de miostatina: uma revisão elucidando a respeito dos mecanismos que determinados compostos e/ou exercício físico pode modular a transcrição da miostatina e se tal efeito pode ter algum impacto clínico relevante.
One Shot 🥃
Sua fonte semanal de atualizações rápidas e práticas em nutrição esportiva! Estamos empolgados por tê-lo(a) conosco, fazendo parte da nossa comunidade dedicada a simplificar sua jornada de atualização sobre o mundo da nutrição esportiva.
Ao compartilhar conhecimento, inspiração e auxiliar você a se manter à frente no fascinante mundo da nutrição esportiva, a nossa equipe sempre entende a responsabilidade de cumprir com os deveres éticos e morais.
Para qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para responder a este e-mail.
Até quarta…
📬Sempre estaremos na sua caixa de entrada por volta das 6:15, pode ocorrer atraso a depender do seu servidor de e-mail.
Sempre confira a sua caixa de spam e/ou promoções, caso encontre o e-mail por lá, arraste-o para a página principal. Assim o servidor entende que somos importantes.
7#
Reply